30 de julho de 2019

O coerente mercado do PSG

Compartilhe nas redes sociais

Com o Fair Play Financeiro na cola, o Paris Saint-Germain não pôde entrar com tanto vigor no mercado nessa janela, até pelas contratações exorbitantes de Neymar e Mbappé nos últimos anos. A questão é que, sem tanta badalação, o clube parisiense faz um mercado bastante coerente com suas debilidades, muito diferente do que nos acostumamos a ver na capital francesa desde a chegada do sheik.

(FOTO: REPRODUÇÃO/PSG)
Recém anunciado, Idrissa Gana Gueye se junta a Ander Herrera, Pablo Sarabia, Abdou Diallo e os jovens Marcin Bulka e Mitchel Bakker, que não devem ser aproveitados de imediato. Em suma, Tuchel trouxe três meio-campistas prontos para tentar sanar as carências do setor mais débil da equipe há várias temporadas, além de um defensor que promete muito futuro.

Ainda viúvo da aposentadoria do Thiago Motta, o PSG sofre para encontrar um primeiro volante que lhe dê garantias de rendimento. No último mercado de inverno trouxe o argentino Leandro Paredes numa medida emergencial, mas o jogador não deu uma grande resposta de imediato. Com bom desempenho na Copa América, é esperado que Paredes comece a crescer na mão de Thomas Tüchel e se firme de vez no time. Porém, Gana Gueye (29), com custo estimado em 32 milhões de euros, chega pra ser uma boa opção pro setor, com um perfil muito diferente do argentino, o senegalês agrega muito na parte defensiva, é um grande recuperador de bolas e tem agilidade pra cobrir muito campo. As comparações com N'Golo Kanté são as mais justas.

Ander Herrera (29) não foi o que se esperava no Man Utd, mas com certeza é um jogador interessante para se ter no elenco. Jogador de bom passe e visão de jogo, o basco chegou praticamente sem custos ao PSG, já que seu contrato com os Red Devils teve um fim. Encaixa muito bem no estilo de jogo do treinador alemão, que gosta de pressão na bola, movimentação e passes curtos. Aliás, encaixa tanto no 4-3-3 das últimas temporadas quanto no 4-4-2 testado na pré-temporada.

Um dos melhores jogadores da última temporada, Pablo Sarabia (27) deixa o Sevilla pra se juntar ao PSG num momento mágico de sua carreira. Jogador criativo e versátil, Sarabia pode jogar tanto como interior, quanto como ponta-direita, dependendo do esquema utilizado. Por apenas 18 milhões de euros (valor da multa rescisória), sua contratação por parte do PSG é, com absoluta certeza, uma das melhores da janela inteira. Pela temporada que fez e pelo mercado infladíssimo na Europa, esse valor por ele é o famigerado trocado. Tende a ser uma grande cartada no custo-benefício.

Abdou Diallo (23) saiu bem jovem do Monaco, estava na equipe campeã francesa há três temporadas. Na Alemanha, jogou muito bem por Mainz e Dortmund, o que fez o PSG trazê-lo de volta à França. Jogador forte, com velocidade, versatilidade e muito teto para crescer, Diallo chega para ser um backup inteligentíssimo para Marquinhos e Thiago Silva, já que Thilo Kehrer foi uma decepção e Presnel Kimpembe é muito irregular. Assim como Gueye, custou cerca de 32 milhões de euros.

Claro que nem tudo são flores em Paris. Para alavancar fundos e se adequar ao FPF, alguns jogadores jovens e com potencial tiveram que ser vendidos. Moussa Diaby, um dos jovens que mais jogaram na última temporada, foi vendido ao Bayer Leverkusen. A Alemanha também foi destino de Christopher Nkunku, que vai jogar no RB Leipzig na temporada 2019/2020. Filho da lenda George, Timothy Weah defenderá o Lille, que deve perder Nicolas Pépé e Rafael Leão nessa janela. E ainda existe a possibilidade de Stanley Nsoki rumar ao futebol inglês, provavelmente para o Newcastle.

O mundo anda tão maluco que, apesar das vendas, o Paris Saint-Germain contratou jogadores que realmente fazem sentido no elenco, atacou suas maiores carências e gastou muito menos do que se esperava ao trazer esses nomes. Ainda há o Caso Neymar a ser resolvido e, querendo ou não, isso está diretamente ligado ao futuro a curto prazo do clube, mas um mercado um pouco menos megalomaníaco pode trazer muitos benefícios ao clube num futuro próximo. Thomas Tüchel tem um plano.

Por Nicolas Müller - @_nicolasmuller

Deixe um comentário

Todos os comentários postados são de responsabilidade de seus autores. É necessário estar logado no facebook para comentar.

 

Bem-vindo ao Linha Alta. Site com conteúdo futebolístico.

© Linha Alta 2016

Edited by Douglas Menezes