27 de setembro de 2016

Yunus Malli, mais um turco-alemão de destaque na Bundesliga

Compartilhe nas redes sociais

A Alemanha é sabidamente um lar para dezenas de milhões de imigrantes e com uma sociedade cada vez mais globalizada, é óbvio que o futebol vai ser influenciado. Turcos, ganeses, sírios, tunisianos e entre outras várias nacionalidades. O futebol alemão se tornou um ninho da diversificação cultural. Yunus Malli, meia de 24 anos do Mainz 05, é mais um dos tantos exemplos dessa miscigenação. Filho de turcos, o jovem nasceu em Kassel, na Alemanha, mas optou por defender as cores de seus antecedentes. 

Michael Probst/Associated Press
Malli iniciou sua carreira futebolística nas canteras do Borussia Mönchengladbach e se transferiu ao seu atual clube, o Mainz, após boa temporada pelo Mönchengladbach B. Desde 2011/2012 no elenco principal dos Die Nullfünfer, o meia foi figura recorrente nas seleções de base da Alemanha. Malli esteve em duas grandes competições de base pela Nationalelf: o Europeu sub-17 em 2009 e o Europeu sub-21 em 2015. Sem atuar tanto, porém. Com o período de base terminado, Malli teve de escolher definitivamente quem representaria. Optou pela Turquia. 

Malli vem de uma temporada especial no Mainz. Além de marcar 11 gols e dar 4 assistências na Bundesliga, conseguiu ajudar o clube na conquista por uma vaga na Europa League. Desempenho que, aliás, chamou a atenção de Borussia Dortmund e Tottenham, mas o Mainz recusou qualquer investida pelo seu camisa 10. Yunus honra de forma exemplar o número que carrega às costas.

O jogador atua praticamente sempre como meia centralizado no 4-2-3-1 de Martin Schmidt. Em alguns casos tem seu posicionamento alterado, como na estreia da Bundesliga contra o Borussia Dortmund, onde Malli foi a referência do 4-1-4-1 utilizado na partida. Sem um físico tão avantajado e adepto de conexões com os colegas, o jogador sofreu com a solidão no ataque. Como meia, comandando os ataques ou contra-ataques, brilha.

Malli tem drible, visão de jogo e uma ótima finalização. Lhe falta disciplina, mas no Mainz tem liberdade para isso não se tornar um problema. Um jogador de espaços mínimos. Na atual temporada, já possui 4 gols e 3 assistências em 7 jogos. É mais um turco com destaque nas terras cervejeiras. E Mainz ficará pequena para ele em pouco tempo.

O jogador tem alguns lampejos de showman, mas é eficiente. Em números absolutos, é quem mais participa de gols na equipe. De qualquer forma, Malli se credencia a se tornar um alvo dos clubes endinheirados da Europa. Ele, que demonstrou o interesse de ir ao Dortmund na penúltima janela de transferências, parece gostar da ideia de subir de nível. O estruturado Mainz, porém, não vai aceitar qualquer coisinha pela seu craque turco-alemão. Fiquem de olho em Yunus Malli, portanto.


Deixe um comentário

Todos os comentários postados são de responsabilidade de seus autores. É necessário estar logado no facebook para comentar.

 

Bem-vindo ao Linha Alta. Site com conteúdo futebolístico.

© Linha Alta 2016

Edited by Douglas Menezes