20 de setembro de 2016

Mikel Oyarzabal, a joia da Real Sociedad

Compartilhe nas redes sociais

Um extremo técnico, potente com o pé esquerdo e um profissional atípico fora dos campos: este é Mikel Oyarzabal Ugarte, um dos jogadores mais promissores do futebol espanhol. Mikel nasceu em 21 de abril de 1997, na cidade de Eibar. Hoje tem 19 anos, porém já chama a atenção com seu talento desde as categorias de base, principalmente do Athletic Bilbao, que chegou a fazer propostas pelo espanhol, mas que foram recusadas pelos pais do jogador. Aliás, quem quiser tirar Oyarzabal da Real Sociedad atualmente, ainda terá que negociar com a mãe e com o pai do atleta, pois, diferente do que o futebol atual sugere, a joia espanhola não conta com um agente ou empresário. Como dito no início do parágrafo, Oyarzabal é um profissional atípico, humilde e, também, estudioso, já que cursa Negócios e Economia na Universidad de Deusto. Fora dos gramados, o atleta basco já é um craque.

O promissor Mikel Oyarzabal (Foto: EFE).

O COMEÇO

Mikel Oyarzabal é fruto da boa categoria de base do SD Eibar. Chegou na Real Sociedad ainda como juvenil e estreou pelo time B dos txuri-urdin ainda na temporada 2014/2015, quando tinha 17 anos. Na época, fez 5 jogos no plantel secundário da equipe de San Sebastián. Seu debut pelo time principal veio na temporada seguinte com David Moyes – técnico da Real Sociedad na época -, que havia se impressionado com a performance do jogador no treinos de verão, depois que este foi chamado de última hora para completar o elenco na pré-temporada. Sua primeira partida na Liga BBVA foi em 25 de outubro de 2015, na vitória da sua equipe contra o Levante, fora de casa. Era o começo da sua decolagem.

Após isso, seu primeiro gol foi em 8 de fevereiro de 2016 em goleada por 5 a 0 sobre o Espanyol e seu primeiro doblete veio na vitória sobre o Granada por 3 a 0. Ao total, foram 22 partidas em 2015/2016 com 6 gols marcados e 1 assistência proferida. E dentre todas exibições, uma trouxe os olhos de todos para si: contra o Barcelona. Em pleno Anoeta, Oyarzabal fez, de cabeça, o gol da vitória sobre o time de Messi, Neymar, Suárez e companhia, mostrando um “faro” e uma estrela para jogos grandes. Foi ali o seu primeiro momento de enorme protagonismo.

Ao final da temporada, veio uma grata surpresa: uma convocação para a seleção principal da Espanha. Vicente Del Bosque já havia convocado os seus 23 jogadores para a Eurocopa, mas chamou mais um grupo de jogadores para participar de amistosos de preparação e Oyarzabal estava nele. Mikel jogou 30 minutos na vitória do selecionado espanhol contra a Bósnia-Herzegovina, usufruindo de uma bela experiência para um jogador de 19 anos. Ainda recebeu convocações para a seleção sub-19 e, certamente, continuará sendo chamado para os times de base e, por que não, para a principal... Primeira temporada espetacular no "time de cima".

CONTROLE E UMA CANHOTA PODEROSA

Oyarzabal atua pelos lados do campo com prioridade para o flanco esquerdo.

Em jogo, Oyarzabal atua como extremo (preferencialmente pelo lado esquerdo), embora possa jogar pelo centro do campo. Não é um jogador muito veloz, de aceleração constante, mas também não deixa de ser dinâmico. Conduz muito bem a bola e procura (quase) sempre trazer o jogo para a diagonal. Gosta de cortar para dentro, principalmente quando cai pelo lado direito. Tem um ótimo chute de média distância e uma interessante bola parada.

Você não verá Oyazarbal dar muitos passes verticais. A sua média de passes assim é pobre (0.3 por jogo). Contudo, não deixa de ser criativo. A sua característica é pelo jogo “perto” e, por isso, é um ótimo jogador para executar combinações. Os seus 32.5 passes por jogo são sempre curtos e seu senso de localização é muito elogiável, justamente por sua movimentação ser sempre em vista de não deixar o portador da bola isolado. Oyarzabal é um ponta que dá fluência ao conjunto e agrega na construção aproximando e tendo paciência e discernimento para tomar decisões e facilitar a progressão coletiva.

Apesar do ótimo controle de bola e critério para driblar, ainda é um jogador que é bastante desarmado. Entretanto, não é algo anormal. Precisa maturar mais seu jogo e seu físico para ter mais vitórias sobre a marcação. É um pequeno defeito, que parece ser questão de tempo para desaparecer e que não afeta o contexto geral do seu potencial.



Oyarzabal também é muito comparado a Antoine Griezmann. O francês, que fez muito sucesso na Real Sociedad antes de brilhar e se tornar referência no Atlético, de fato, tem algumas semelhanças com o jovem espanhol. A estatura de Griezmann (1m76cm) é bem parecida com a de Mikel (1m80cm), além de que Antoine era winger na Real. Hoje, o jogador do Atlético de Madrid joga no centro de ataque e é um goleador. Ver Oyarzabal se transformar em um jogador assim não é algo distante, já que tem boa finalização e sabe se posicionar (gol emblemático contra o Barça, de cabeça, prova isso). Contudo, o ideal é deixar o natural acontecer sobre a promessa. Para não afetar o desempenho do espanhol, o melhor é deixar o tempo dizer se Oyarzabal é um novo Griezmann.

2016/2017 é a temporada para Mikel Oyarzabal Ugarte estabilizar seu futebol e mostrar quem realmente é. Seu contrato foi renovado até 2022 com uma clausula de rescisão que pode chegar a 60 milhões de euros. Isso dimensiona bem o tamanho das expectativas que vão se criando em cima desse jogador. Agora, com mais protagonismo e holofotes, é hora de observamos Oyarzabal com toda a atenção e dedicação. É clichê no futebol, mas lá vai um aviso: olho nele!


Ismael Pereira
@IsmaelJPereira

Deixe um comentário

Todos os comentários postados são de responsabilidade de seus autores. É necessário estar logado no facebook para comentar.

 

Bem-vindo ao Linha Alta. Site com conteúdo futebolístico.

© Linha Alta 2016

Edited by Douglas Menezes