25 de maio de 2016

Prévias Táticas do Brasileirão - 3ª Rodada

Compartilhe nas redes sociais

A terceira rodada do Campeonato Brasileiro 2016 começa nesta quarta-feira e, como de praxe, o Linha Alta traz as prévias táticas desta jornada. Teremos sete jogos hoje e mais três amanhã. Confira como deve se portar cada equipe:

Veja a seleção do Coeficiente Linha Alta

Botafogo x Atlético/PR – 19h30 – Estádio Mario Helênio (Juiz de Fora) – Quarta – 25/05

Ainda em busca da primeira vitória no campeonato, Botafogo e Atlético/PR duelam em Juiz de Fora na abertura da terceira rodada. As duas equipes foram derrotadas na rodada inaugural e empataram no último final de semana. O jogo tem o mando de campo do Botafogo, que ocupa a 17ª posição. O Furacão está em 19º.

Vindo do 1x1 contra o Sport na Ilha do Retiro, o técnico Ricardo Gomes fez mistério quanto a escalação do Botafogo. No último treinamento não contou com alguns titulares poupados, mas já sabe que não terá Carli e Luis Henrique, que nem viajaram junto com a delegação. O Glorioso tem uma equipe de muita pressão na saída de bola adversária, mas que demonstra dificuldade para finalizar bem as jogadas no terço final do campo. Fernandes deve seguir como titular e Émerson Santos volta a zaga. Neilton pode continuar no ataque.

O rubro-negro paranaense deve repetir a escalação do empate contra o Atlético Mineiro na manhã do último domingo. Autuori montou a equipe num 4-1-4-1 com a bola e que se montava num 4-4-2 sem ela. O grande coringa nesta variação é o atacante Pablo, que compõe a linha de meio no momento de criação e se adianta para fazer companhia a André Lima na transição defensiva. O centroavante, aliás, deve ser mantido na vaga de Walter.

Figueirense x Santos – 19h30 – Orlando Scarpelli – Quarta – 25/05 

Tanto Figueirense quanto Santos ainda estão devendo um rendimento mais contundente neste Campeonato Brasileiro. O time da casa vencia o Cruzeiro, mas cedeu o empate no Mineirão no último sábado. Na primeira rodada, outro empate, desta vez contra a Ponte Preta no Scarpelli. Os santistas viraram o jogo contra o Coritiba no último minuto e conseguiram a primeira vitória na competição. Na estreia, derrota para o Galo.

A tendência é que Vinícius Eutrópio repita a escalação que vencia o Cruzeiro até o início da segunda etapa, mas acabou sofrendo dois gols em sequência. O Figueire atua no 4-3-3 e se defende muito bem. Mostra intensidade na marcação e se compacta corretamente, mas tem muita dificuldade para encaixar bons contra-ataques, errando muitos passes. Uma particularidade é o fato dos pontas não voltarem com os laterais adversários até o fim das jogadas. Eles geralmente param na linha do meio-campo e aguardam para serem acionados na transição ofensiva. Bady deve prosseguir como meia interior e Ferrugem na ponta direita.

O Santos vive o drama de não ter Lucas Lima, Gabriel e Ricardo Oliveira, seus principais jogadores. O primeiro e o segundo estão com a seleção brasileira e participarão da Copa América Centenária. Já o experiente atacante sofre com problemas físicos e será substituído por Joel mais uma vez. Rafael Longuine deve ser o escolhido para atuar como meia-central e Paulinho para a vaga de Gabriel. Os desfalques prejudicam demais o funcionamento do sistema ofensivo santista. Mesmo tendo reservas de bom nível, há uma inegável queda técnica.

Flamengo x Chapecoense – 21h – Raulino de Oliveira – Quarta – 25/05 

O confronto entre Flamengo e Chapecoense demonstra bem a diferença entre o cotidiano dos clubes. Enquanto o rubro-negro carioca prossegue na crise, agravada após a derrota para o Grêmio no domingo, o time de Santa Catarina curte a calmaria que costuma caracterizar o seu cotidiano. O time empatou na estreia contra o Internacional e venceu bem o América Mineiro no último final de semana.

Prever o time que entrará em campo é tarefa árdua no Flamengo. O clube vive na repleta indefinição há mais de uma semana. Segue apresentando uma equipe desorganizada e não sabe se terá Muricy Ramalho para o restante da temporada. O treinador teve arritmia cardíaca e é provável que não continue no comando rubro-negro. Jayme de Almeida mais uma vez ficará a beira do campo. Guerrero não joga. Já se apresentou a seleção peruana para a Copa América. A expectativa é pelo retorno de Willian Arão ao time titular. Éderson deve ser titular na referência. Cuellar está fora em virtude de uma lesão no tornozelo esquerdo. Marcio Araújo atua.

No caso da Chapecoense, a escalação é mais previsível. O time funcionou bem nas duas partidas até agora e o 4-2-3-1 do técnico Guto Ferreira deve aparecer novamente. O atacante Ananias é desfalque certo, mas o substituto Silvinho balançou as redes contra o América Mineiro. Hyoran entrou bem e pode ser surpresa na vaga de Lucas Gomes. Bruno Rangel marcou duas vezes no final de semana e é nome certo no ataque.

América/MG x Vitória – 21h – Independência – Quarta – 25/05

Embalado pelo triunfo sobre o Corinthians, o Vitória viaja até Belo Horizonte em busca de mais três pontos na competição. O adversário é o América Mineiro, que perdeu seus dois confrontos até aqui. Perdeu por 1x0 e 3x1 para Fluminense e Chapecoense respctivamente.

O Coelho tem alguns desfalques e ainda não sabe se poderá contar com Victor Rangel. Caso não seja possível, Tiago Luis deve ser mantido como referência no ataque. A tendência é pela volta do 4-1-4-1 que funcionou no Campeonato Mineiro. Nele a equipe executava um jogo de marcação muito forte e contra-ataques rápidos com muitas combinações pelas pontas. O clube contratou os meias Alan Mineiro(ex-Corinthians) e Eduardo(ex-Fluminense).

O Vitória pode ter o desfalque do centroavante Kieza, que apresentou cansaço muscular acima do comum após o jogo contra o Corinthians. Marinho e Amaral também receberam atenção especial, mas a tendência é ter 100% dos titulares. O rubro-negro baiano continua com problemas no sistema defensivo, mas ofensivamente segue sendo uma equipe muito veloz e insinuante.

Palmeiras x Fluminense – 21h45 – Allianz Parque – Quarta – 25/05

Um dos jogos mais aguardados da rodada, Palmeiras e Fluminense fazem um duelo de equipes que demonstraram evolução nas últimas partidas. Mesmo não vencendo na rodada passada, ambos apresentaram rendimento ofensivo bem animador na primeira rodada e possuem treinadores que trabalham neste sentido. Promessa de jogo aberto em São Paulo!

Cuca contará novamente com Dudu. Recuperado de lesão, o camisa 7 deve entrar pela esquerda do ataque e Gabriel Jesus se posicionar na faixa central. Alecsandro pode ir para o banco de reservas. O restante da equipe deve ser o mesmo. O estilo de jogo é voltado para utilização da velocidade na rotação da bola e nas transições. O revezamento entre Tchê Tchê e Jean, entre lateral e meio-campo deve prosseguir.

Levir Culpi, por sua vez, demonstra que o Fluminense não vai se expor tanto. Sacou o atacante Richarlison para a entrada de Édson. Com isso muda a estrutura tática da equipe. A tendência é a formação de um 4-1-4-1 com Scarpa e Osvaldo revezando de lado. Pierre está mantido como primeiro volante e Wellington Silva segue na lateral esquerda.

Coritiba x São Paulo – 21h45 – Couto Pereira – Quarta – 25/05 

No equilibro que marca o Campeonato Brasileiro, Coritiba e São Paulo são exemplos claros. Ambos venceram na primeira rodada e foram derrotados no último final de semana. O Coxa empatava com o Santos dentro da Vila Belmiro até o último minuto quando sofreu o gol de Renato. Já o Tricolor foi surpreendido pelo Internacional dentro do Morumbi e vai em busca da segunda vitória na competição.

O time paranaense conta com os retornos de Ceará e Juan, mas ainda não se saber se a dupla será titular, já que ambos estão sem ritmo de jogo. A tendência é pela manutenção do jovem Dodô na lateral-direita. Jogador de apenas 17 anos que vem atuando bem. No meio, Juan disputa vaga com Ruy e César González. Vinícius é outro que pode retornar ao time, mas na vaga de Leandro. Seja qual for a escolha de Gilson Kleina, o 4-2-3-1 será mantido.

Mesmo com 50% de aproveitamento nos pontos no Campeonato Brasileiro, Edgardo Bauza prefere mandar a campo uma equipe mista. ‘’Paton’’ não esconde de ninguém que a prioridade é ‘’zerar’’ o elenco na questão física para que o time chegue bem em julho, nas semifinais da Copa Libertadores. Bruno, Lugano, Paulo Henrique Ganso e Calleri serão poupados. Apesar de todas as mudanças, a estrutura tática e o sistema de jogo não devem sofrer alterações.

Santa Cruz x Cruzeiro – 21h45 – Arruda – Quarta – 25/05

Nas duas rodadas disputadas até agora no Campeonato Brasileiro, o Santa Cruz demonstrou um padrão de jogo muito bem definido e conseguiu bons resultados. Realidade completamente oposta vive o Cruzeiro. O time celeste ainda tenta se encontrar e vai para o segundo jogo sob o comando de Paulo Bento. Os resultados também não foram bons. Empate em casa contra o Figueirense e derrota fora contra o Coritiba.

O técnico Milton Mendes ainda está invicto na direção do tricolor e vem conseguindo implementar sua ideia de jogo. Marcação por zona e transição ofensiva rápida com muitas bolas esticadas ou usando Grafite como referência. Há também muita aproximação e a formação de linhas de passe para triangulações pelas pontas. O volante Wellington com dores na região patelar do joelho está fora. O equatoriano Alex Bolaño estreia com a camisa coral.

A escalação do Cruzeiro é uma verdadeira incógnita. Paulo Bento adotou um novo modelo de acesso aos treinamentos para a imprensa que cobre o clube. Apenas 20 minutos de cada sessão é liberado. Partindo da equipe que empatou com o Figueirense, a equipe deve se postar no 4-4-2 com Willian como referência móvel. Douglas Coutinho entrou muito bem e pode ganhar a vaga de Arrascaeta. Lucas Romero e Lucas voltam de suspensão e devem ser titulares.

Corinthians x Ponte Preta – 11h – Arena Corinthians – Quinta – 26/05

Pressionado por ainda não ter vencido no campeonato, o Corinthians recebe a Ponte Preta na manhã do feriado de quinta-feira. A equipe terá que triunfar em cima de uma Macaca com moral. Na segunda rodada o time de Campinas venceu o badalado Palmeiras com autoridade e vem subindo de produção.

Alvo de muitas críticas da torcida, o atacante André parece ter perdido a posição de titular. Luciano foi escalado por Tite nos treinamentos e deverá ficar com a vaga como referência no ataque. O Timão tem os desfalques de Elias e Balbuena, ambos já se apresentaram para disputar a Copa América. Na zaga, Vilson ganha oportunidade. No meio, Cristian é o escolhido, o que dará mais liberdade para Bruno Henrique. A ideia do atual campeão é recuperar a intensidade de seu jogo, principalmente na fase defensiva, quando tem oferecido espaços.

A Ponte Preta não tem grandes problemas para defender sua invencibilidade no Brasileirão. Eduardo Baptista deve escalar a mesma equipe que venceu o Palmeiras. O esquema é o 4-2-3-1 e o modelo de jogo é baseado em muita disciplina tática. Marcar forte e sair em velocidade, buscando sempre a construção de jogadas inteligente, sem forçar os passes.

Internacional x Sport – 16h – Beira-Rio – Quinta – 26/05

Com moral após a vitória sobre o São Paulo fora de casa, o Internacional volta a jogar em casa nesta quinta-feira. O Colorado recebe o Sport, que precisa vencer para somar três pontos e deixar a zona de rebaixamento. O Leão da Ilha apenas empatou com o Botafogo em Recife no último domingo.

No triunfo da segunda rodada, Argel Fucks mandou o Inter a campo com três volantes, dois meias e um atacante na referência. A tendência é que dentro do Gigante a coisa mude de figura. Um time mais solto pode ser escalado e isso significa o retorno do 4-4-2 e nova chance para Aylon entre os titulares. Anselmo pode ir para o banco de reservas. O ataque com Vitinho e Sasha seria mantido.

Já o Sport de Oswaldo de Oliveira pode se apresentar com uma alteração no sistema ofensiva. O colombiano Reinaldo Lenis daria lugar ao jovem Éverton Felipe, que atuaria aberto pela direita. Vinícius Araújo, apesar das vaias da torcida, segue entre os 11, já que Túlio de Melo ainda não tem condições físicas para jogar 90 minutos. Gabriel Xavier segue como volante e Rithely volta ao time após cumprir suspensão.

Atlético/MG x Grêmio – 21h – Independência – Quinta – 26/05

Encerrando a rodada o Atlético/MG recebe o Grêmio em uma das partidas mais aguardadas desta jornada. As duas equipes ainda não perderam na competição e estão entre os times com boa margem de crescimento ao longo do campeonato. Os gaúchos venceram o Flamengo no último domingo atuando na Arena. E os mineiros, mesmo jogando melhor, apenas empataram com o Furacão no Paraná.

Marcelo Oliveira teve um pouco mais de tempo para trabalhar e vai para a sua segunda partida no comando do Galo. Douglas Santos está na seleção brasileira e será substituído por Carlos César. Erazo e Cazares estão com a seleção equatoriana e Leonardo Silva lesionado. Em meio a muitas baixas, o treinador não revelou a equipe, mas é provável que Junior Urso volte a compor o meio e Clayton prossiga na referência ofensiva. Patric e Carlos também têm boas chances de começarem jogando.

Outro que está na seleção equatoriana é Miller Bolaños, principal desfalque do Grêmio de Roger Machado. Douglas pode ganhar mais uma chance na equipe, o que diminuiria a rotação entre os homens de frente, mas qualificaria mais o passe. Bobô seguiria como centroavante e Ramiro pode recuperar espaço na lateral-direita, ele disputa a vaga com o recém contratado Edilson.

Rodrigo Coutinho - @RodrigoCout

Deixe um comentário

Todos os comentários postados são de responsabilidade de seus autores. É necessário estar logado no facebook para comentar.

 

Bem-vindo ao Linha Alta. Site com conteúdo futebolístico.

© Linha Alta 2016

Edited by Douglas Menezes