20 de maio de 2016

Prévias Táticas do Brasileirão 2016 - 2ª Rodada

Compartilhe nas redes sociais

A segunda rodada do Campeonato Brasileiro começa neste sábado e o Linha Alta traz pra você as prévias táticas deste final de semana. Leia abaixo e faça as suas apostas:

Confira a seleção da 1ª Rodada do Coeficiente Linha Alta

Ponte Preta x Palmeiras – Moisés Lucarelli – 16h – Sábado – 21/05

Depois de uma excelente estreia contra o Atlético/PR, o Palmeiras leva o favoritismo ocasionado pelo rendimento e a goleada na primeira rodada para Campinas. Mesmo fora de casa, a promessa é repetir o futebol de muita velocidade e organização nas transições apresentado pelo Porco. A única mudança na equipe deve ser a entrada de Alecsandro no comando de ataque, já que Lucas Barrios sente desconforto muscular.

Barrios é importante na função de recuar pelo centro e atrair a marcação para a entrada em diagonal de Gabriel Jesus e Roger Guedes. Alecsandro tem menos mobilidade, mas é um jogador inteligente taticamente e conta com a confiança de Cuca. Tchê Tchê e Jean devem continuar o revezamento entre o meio-campo e a lateral-direita, outro ponto que funcionou bastante.

O adversário é a Ponte Preta, que empatou fora de casa com o Figueirense na estreia e chegou a jogar melhor na maior parte do jogo. Grande problema no Paulistão, o sistema defensivo melhorou consideravelmente após a chegada do técnico Eduardo Baptista.  Em três jogos sob seu comando, a Macaca ainda não foi vazada.

O time tem dado menos espaços e saído com velocidade para o contra-ataque. Para esta partida há duas dúvidas. Roger disputa posição com Wellington Paulista na referência e  Clayson pode dar lugar a Rhayner à direita da linha de meias. Os jovens Matheus Jesus e Ravanelli prosseguem na equipe.

Fluminense x Santa Cruz – Estadio Raulino de Oliveira – 18h30 – Sábado – 21/05

Diante do bom rendimento de ambos na estreia, o jogo entre Fluminense e Santa Cruz ganhou destaque na segunda rodada. O Tricolor Carioca venceu o América/MG por 1x0 fora de casa apresentando um futebol bastante envolvente no setor ofensivo. Já os pernambucanos voltaram com autoridade à Série A. Passaram por cima do Vitória com uma goleada de 4x1 e grandes atuações de Grafite e Keno.

O Fluminense terá o retorno de Pierre. Com isso, Édson perde vaga no meio-campo. O time das Laranjeiras ganha em pegada na marcação, mas perde qualidade no passe e versatilidade. Movimentação é o que não deve faltar mais à frente. Levir passou a escalar Richarlison como atacante ao lado de Fred. A dupla conta com Gustavo Scarpa e Osvaldo como meias e a intensa troca de posições entre o quarteto ofensivo promete bons momentos. Até mesmo Fred vem se movimentando mais. Na zaga, Gum, com dores na panturrilha, pode dar lugar ao jovem Marlon.

No Santa Cruz a expectativa é pela estreia do volante equatoriano Alex Bolaños. Ele viajou com a delegação para o Rio de Janeiro e pode ser uma opção de mais qualidade e versatilidade quando o time tem a bola. Ele é suplente da seleção do Equador e possui velocidade e força física. Caso entre, Wellington deve ir para o banco.

Fernando Gabriel, autor de um gol na estreia, segue como titular, assim como Arthur, Keno e Grafite. Outra novidade é a entrada de Léo Moura na lateral direita. O titular Vitor está lesionado. O time do Santa Cruz joga em muita velocidade e é extremamente vertical, buscando uma transição ofensiva rápida. Defensivamente se fecha bem. Promessa de bom jogo!

Cruzeiro x Figueirense – Mineirão – 21h – Sábado – 21/05

Cruzeiro e Figueirense fazem um confronto de equipes que buscam a recuperação na noite deste sábado. Ambos não tiveram resultados positivos em suas estreias. O time de Belo Horizonte foi derrotado pelo Coritiba no Couto Pereira e terminou a partida com nove jogadores. O Figueira não teve boa atuação e empatou sem gols em casa contra a Ponte Preta. A partida marca a estreia de Paulo Bento no comando técnico celeste.

O treinador português liberou apenas 20 minutos de cada atividade da semana, o que torna bem difícil adivinhar a equipe que vai a campo. Robinho e Bryan já estão regularizados e podem até pintar como titulares, mas o mais provável é a formação de um 4-3-3 com a entrada de Bruno Ramires no meio-campo e a manutenção de Sanchez Miño na lateral. Arrascaeta deve ser a novidade no ataque e o volante Federico Gino na direita.

No Figueirense o técnico Vinícius Eutrópio ainda busca o melhor ajuste de sua equipe e pretende manter o 4-3-3 com Bady aberto pela esquerda e a trinca de volantes no meio. O lateral direito Ayrton pode ganhar uma chance como titular e o zagueiro Marquinhos, recuperado de lesão, deve retornar à sua posição. O alvinegro sofre com baixas por lesão. Pelo menos seis jogadores com potencial para serem titulares estão no departamento médico.

Atlético/PR x Atlético/MG – Arena da Baixada – 11h – Domingo – 22/05 

O duelo de atléticos na manhã de domingo coloca frente a frente equipes que tiveram resultados e rendimentos bem diferentes, mas que chegam na segunda rodada com insegurança. O Galo, mesmo com o time reserva, venceu o Santos por 1x0 no Independência. O Furacão é o atual lanterna da competição. Foi massacrado pelo Palmeiras na estreia em São Paulo e precisa se recuperar diante de sua torcida.

E para alcançar o objetivo, o rubro-negro precisará driblar algumas adversidades. Paulo André, titular que foi mal na primeira rodada, tem dores musculares e deve dar lugar a Vilches na zaga. O lateral direito Léo está suspenso e Nikão, um dos principais atletas do time, é dúvida. A equipe alterna entre o 4-4-2 e o 4-2-3-1. A escolha entre Pablo e Vinícius definirá a questão. Marcos Guilherme deve ficar com a vaga de Nikão.

O time mineiro vive a ressaca da eliminação da Copa Libertadores e a demissão precoce de Diego Aguirre. Marcelo Oliveira é o novo técnico, mas neste domingo a equipe será comandada pelo preparador físico Carlinhos Neves. A escalação ainda é uma incógnita, mas é certo que Lucas Pratto, Leonardo Silva e Robinho não jogarão. O trio está com desgaste muscular. Dátolo está recuperado de lesão e deve ficar no banco.

Santos x Coritiba – Vila Belmiro – 11h – Domingo – 22/05

Depois de perder na estreia para o Atlético/MG reserva, o Santos encara o Coritiba dentro da Vila Belmiro. O time paranaense venceu o Cruzeiro na primeira rodada, mas foi eliminado pelo Juventude pela Copa do Brasil no meio da semana. Grandes desfalques santistas no revés diante do Galo, Ricardo Oliveira e Lucas Lima têm boas chances de retornarem.

O alvinegro praiano tem um das melhores equipes do campeonato no que diz respeito a produção ofensiva. Independente da qualidade individual dos atletas, a equipe tem mecanismos para ter muita criatividade e alta rotatividade entre os homens de frente. Contra o Atlético o Santos foi extremamente apático e a torcida espera ver um bom rendimento novamente.

Já o Coritiba, que venceu de forma merecida o Cruzeiro, anunciou que o zagueiro Juninho não vai se transferir para o Flamengo e deve repetir o 4-2-3-1 que vem utilizando nas últimas partidas. Ruy, César Gonzalez e Vinícius podem formar o trio de meias que vai servir Kléber. O camisa 30 vive ótima fase em 2016.

Grêmio x Flamengo – Arena do Grêmio – 16h – Domingo – 22/05

Um confronto entre gigantes do futebol brasileiro sedentos por vitória. O Grêmio empatou sem gols fora de casa com o Corinthians na estreia, mas segue convivendo com questionamentos sobre o rendimento da equipe. O Flamengo sofreu sua terceira eliminação no ano na última quarta-feira e está mergulhado numa crise, apesar da vitória contra o Sport na rodada inicial.

Roger Machado deve repetir a escalação do empate na rodada inaugural. Luan e Giuliano abertos e revezando de lado, com Miller Bolaños buscando o espaço entrelinhas e Bobô como centroavante. Geromel conviveu com dores musculares esta semana, mas não deve ser problemas para formar a zaga com Fred. O clube contratou o lateral direito Edilson, mas Ramiro segue como titular na função.

O Mais Querido foi derrotado pelo Fortaleza na última quarta-feira e está eliminado da Copa do Brasil, protagonizando a pior campanha da história do clube na competição. Para completar, Guerrero está lesionado e Muricy Ramalho segue de licença médica após mais uma arritmía cardíaca. Jayme de Almeida deverá ficar a beira do campo e dividir o comando técnico com Tata. Émerson Sheik deve ser barrado e Alan Patrick ganha uma chance. Éderson pode seguir como referência no ataque.

Vitória x Corinthians – Barradão – 16h – Domingo – 22/05

Com a promessa de estádio lotado, o Vitória recebe o Corinthians neste domingo no Barradão. O rubro-negro baiano se recuperou da goleada sofrida para o Santa Cruz na estreia do Brasileirão. Eliminou a Portuguesa com uma vitória por 3x1 pela Copa do Brasil. Na maior competição nacional, porém, precisa pontuar. O Corinthians segue sendo questionado e também necessita dos três pontos. Na estreia apenas empatou com o Grêmio em casa.

O Vitória ainda não sabe se poderá contar com Marinho, Vander e Willian Farias. O trio é titular, mas ficou de fora na quarta-feira por lesão e Vagner Mancini já admitiu que dificilmente estarão em campo. A equipe perde um pouco das suas características. Fica com menos velocidade, mas ganha em articulação de jogadas com a presença de Tiago Real na linha de meias.

O volante Marcelo e o atacante Alípio devem ser titulares. O desafio para o Vitória é ajustar o sistema defensivo, muito exposto em Pernambuco. Norberto parece ter ganho a posição de José Welison na lateral direita e deve prosseguir.

Tite pareceu treinar uma novo funcionamento do esquema 4-1-4-1 durante a semana. Guilherme volta a ser ‘’meia interior’’, mas com mais liberdade de penetração na área adversária. Outra possível alteração é a presença de dois meias de origem atuando como ‘’pontas’’. Giovanni Augusto e Marquinhos Gabriel devem ser escalados e possivelmente buscaram bastante o centro do campo também. No comando de ataque, André pode ser substituído por Romero.

São Paulo x Internacional – Morumbi – 16h – Domingo – 22/05

Time mais badalado do futebol brasileiro no momento, o São Paulo recebe o Internacional no Morumbi  em estado de graça. O Tricolor recuperou o protagonismo sob o comando de Edgardo Bauza e está nas semifinais da Libertadores da América. De quebra, a equipe venceu na estreia do Campeonato Brasileiro mesmo atuando com o time reserva e fora de casa. O adversário é o Internacional, que vem de empate com a Chapecoense na estreia e muito pressionado pela torcida.

‘’Paton’’ Bauza ainda não definiu que time mandará a campo, mas a estrutura tática do 4-2-3-1 com marcação alta será mantida. Michel Bastos não deverá entrar em campo em virtude de lesão. Mena se apresenta a seleção chilena para a Copa América Centenária e Matheus Reis será titular. Na vaga de Bastos, Centurion é o substituto mais provável. Thiago Mendes deve ficar fora e Wesley será o escolhido. O restante da equipe deverá ser a que eliminou o Atlético/MG na última quarta.

Fora de casa o Inter deve ter uma postura mais defensiva. Esta será uma constante sob o comando de Argel Fucks, que treinou um 4-2-3-1 com três volantes de origem, mas com Fabinho jogando aberto pela direita. Neste caso, Aylon seria vetado. No gol o Colorado terá a estreia de Danilo Fernandes, recém contratado junto ao Sport.

Chapecoense x América/MG – Arena Condá – 16h – Domingo – 22/05

Depois de conseguir um bom empate fora de casa contra o Internacional, a Chapecoense quer começar a colocar em prática o bom desempenho que costuma ter quando atua em seu estádio. O time vem embalado pois eliminou o Paraná Clube na última quarta-feira pela Copa do Brasil. O Coelho eliminou o Bahia pela mesma competição, mas estreou com derrota no Brasileirão.

Em comparação ao time que atuou na primeira rodada, a Chape não terá o zagueiro Thiego, que foi expulso no Beira-Rio. Ídolo da torcida e com contrato renovado até o final do ano, Rafael Lima fará dupla de zaga com Marcelo. Neto, outro defensor, está lesionado. No restante do time apenas uma dúvida. Kempes ou Bruno Rangel no comando do ataque. Guto Ferreira tem promovido um rodízio entre ambos e os dois centroavantes têm correspondido. O esquema 4-2-3-1 com muita velocidade pelas pontas deve ser mantido.

O América viaja até o oeste catarinense com alguns desfalques no setor ofensivo. Osman, Vitor Rangel e Borges estão fora por lesão. Givanildo de Oliveira deverá manter o 4-1-4-1, mas com a entrada de mais um volante, o canhoto Ernandes. Tiago Luis deve ser escalado como como centroavante e Sávio pode ganhar chance em uma das pontas. Na lateral direita uma dúvida: o zagueiro Artur improvisado ou o recém contratado Hélder.

Sport x Botafogo – Ilha do Retiro – 18h30 – Domingo – 22/05

Derrotados pela contagem mínima na primeira rodada, Sport e Botafogo já chegam na segunda com a obrigação de vencer. O Leão da Ilha espera contar com o apoio de sua torcida para se recuperar da derrota na estreia contra o Flamengo, quando jogou de igual para igual no primeiro tempo, mas passou todo o segundo tempo com um a menos após a expulsão de Rithely. O alvinegro perdeu em casa para o time reserva do São Paulo e, mesmo após o bom Estadual feito, vive assombrado pela possibilidade de brigar na parte debaixo da tabela, principalmente após a lesão do goleiro Jéfferson.

Sem seu principal volante, Oswaldo de Oliveira definiu Serginho como substituto. Ao lado dele, Gabriel Xavier segue desepenhando nova função. O restante do time é o mesmo da estreia. Diego Souza varia bastante o posicionamento entre o ataque ao lado de Vinícius Araújo e a busca do espaço entre as linhas do adversário.

O Botafogo jogou com time misto contra o Juazeirense e eliminou a equipe baiana pela Copa do Brasil no meio da semana. Ricardo Gomes deverá mudar o time. O Botafogo tem uma marcação que funciona. O time é compacto e costuma pressionar a saída adversária, mas quando tem a bola não consegue ter tanta penetração e peca na definição das jogadas, seja nas conclusões ou nos passes de preparação. A ideia é resolver esse problema com um quarteto ofensivo mais insinuante com a presença de Neilton mais uma vez.


Rodrigo Coutinho - @RodrigoCout

Deixe um comentário

Todos os comentários postados são de responsabilidade de seus autores. É necessário estar logado no facebook para comentar.

 

Bem-vindo ao Linha Alta. Site com conteúdo futebolístico.

© Linha Alta 2016

Edited by Douglas Menezes