10 de fevereiro de 2016

A interessante geração argelina

Compartilhe nas redes sociais

Você que acompanha futebol, provavelmente já deve ter ouvido falar da “ótima geração belga” ou da “ótima geração francesa”. Mas já ouvir falar da “ótima geração argelina”?

No futebol africano, a Argélia conta, atualmente, com umas seleções mais fortes do continente, contando com jogadores que são destaques nas principais ligas europeias. Na última Copa do Mundo, por exemplo, os argelinos chegaram as oitavas de final, sendo eliminados da competição pela Alemanha – campeã do torneio -  na prorrogação, dando muito trabalho aos futuros campeões mundiais. Posteriormente, na Copa Africana de Nações de 2015, a Argélia também foi eliminada pela campeã do torneio, nesse caso, nas quartas de final, pela Costa do Marfim. Apesar disso, o desempenho argelino na competição ficou abaixo do esperado, mas nada que possa diminuir o talento individual dessa safra.

Mas afinal, quem são esses argelinos qualificados? Veja abaixo, uma lista e um pouco sobre alguns desses jogadores que compõem essa interessante geração.

Mahrez – Leicester City

Mahrez é um dos destaques de Premier League 2015-16
Mahrez é um dos destaques da Premier League 2015-2016.

Nome: Riyad Mahrez.
Idade: 24 anos.
Altura: 1m79cm.
Posição: Meia-central; Meia direta; Meia esquerda.
Valor médio de mercado: 15 milhões de libras.

Jogador do surpreendente Leicester líder da Premier League, Riyad Mahrez tem se destacado muito na atual temporada, tanto que, para muitos, ele tem sido o melhor jogador do campeonato inglês. Mahrez é um habilidoso e veloz meia-ofensivo, podendo atuar em qualquer um dos flancos ou, até mesmo, centralizado como enganche articulador. Seus números impressionam: são 14 gols e 10 assistências em 24 aparições na liga inglesa. Nenhum outro jogador tem melhor média de gols + assistências/jogo na competição do que ele. Devido a sua meteórica ascensão, Mahrez já tem seu nome ligado a diversos clubes de ponta na Europa e, como tem só 24  anos, a evolução contínua do seu futebol deve continuar, fazendo com que ele tenha tudo para ser o principal jogador do seu país nos próximos anos.


Slimani – Sporting Lisboa

Slimani é o vice-artilheiro do campeonato português 2015-2016.

Nome: Islam Slimani.
Idade: 27 anos.
Altura: 1m86cm.
Posição: Centroavante.
Valor médio de mercado: 9,75 milhões de libras.

Islam Slimani é um “9” clássico: alto, forte e artilheiro. O já experiente centroavante esteve no elenco da Argélia na Copa de 2014 e está no Sporting desde 2013. Na atual temporada é o vice-artilheiro da Liga Sagres, com 16 gols em 20 jogos, trazendo consigo uma excelente média de 0.8 gols por jogo. Assim como Mahrez, Slimani já foi cogitado em grandes clubes europeus, como o Manchester United. Pela sua experiência e pelo seu “faro de gol”, Slimani é fundamental para a Argélia.



Brahimi – FC Porto


Brahimi atuando pelo Porto.
Nome: Yacine Brahimi
Idade: 26 anos.
Altura: 1m72cm.
Posição: Ponta-esquerda; Meia-central; Ponta-direita.
Valor médio de mercado: 16,5 milhões de libras.

Mais um destaque argelino que vem da liga portuguesa. Yacine Brahimi é winger veloz e extremamente habilidoso e driblador. Tais características, lhe renderam o apelido de garrincha de granada, quando atuava pelo Granada da Espanha. Após se destacar na Copa de 2014, Brahimi foi contratado pelo Porto e manteve suas boas referências. Não é um jogador que faz muitos gols – nessa temporada, foram apenas 7 em 31 jogos. Porém, seus 87% de aproveitamento no passe na liga Sagres, mostram sua importância e qualidade na dinamização do jogo.


Feghouli - CF Valencia

Feghouli estará livre no mercado a partir de julho de 2016.


Nome: Sofiane Feghouli.
Idade: 26 anos.
Altura: 1m77cm.
Posição: Ponta-direita.
Valor médio de mercado: 13,5 milhões de euros

Feghouli, talvez, seja o mais conhecido e famoso jogador argelino. Sofiane esteve na Copa de 2014 e atua no Valencia desde 2010 (esteve emprestado ao Almería em 2011), ou seja, também possui grande experiência em futebol de alto nível. Na atual temporada, o veloz winger não tem se destacado (apenas 3 gols em 21 jogos), muito pela má fase coletiva do seu time que luta contra o rebaixamento na Liga BBVA. O contrato de Feghouli com o Valencia vai até o final da temporada, ou seja, a partir de julho, ele pode assinar de graça com qualquer equipe. Caso não ocorra renovação, Feghouli pode ser considerado sim, uma boa aposta para um clube que necessite de um ponta-direita qualificado.



Ghoulam – Napoli

Ghoulam é titular do Napoli - líder da Série A.

Nome: Faouzi Ghoulam
Idade: 25 anos.
Altura: 1m86cm
Posição: Lateral-esquerdo
Valor de mercado: 8,25 milhões de libras.

Se na parte ofensiva, percebemos que a Argélia conta com jogadores qualificadíssimos, na defesa, Ghoulam não deixa por menos. Titular do Napoli (líder da Série A), Faouzi é um lateral consistente, que mantém equilíbrio entre ações ofensivas e defensivas. Sua baixa média de 0.5 faltas por jogo, mostra a qualidade na marcação e seus 88% de acerto no passe mostra seu potencial com a bola nos pés, confirmando o equilíbrio de jogo citado acima. Com o lado esquerdo defensivo, o povo argelino não precisa se preocupar. Faouzi Ghoulam tem qualidade para tomar conta da posição por um bom tempo.



Outro nomes destacáveis:

- Nabil Bentaleb (Volante, Tottenham);
- Ryan Boudebouz (Meia-central, Montpellier);
- Rachid Ghezzal (Meia-atacante, Lyon);
- Saphir Taider (Meia-central, Bologna);
- Aissa Mandi (zagueiro, Stade de Reims).

O futebol africano é muito tradicional, carismático e revelador de grandes jogadores. Essa geração argelina não é recente e nem tão jovem. São jogadores que já possuem uma idade razoável e estarão com um ótimo nível de maturação na próxima Copa do Mundo. Se bem trabalhada e se estes jogadores citados manterem o bom nível de atuação que estão demonstrando atualmente, esta geração argelina pode sonhar sim, com uma grande campanha no mundial da Rússia e representar com honra o futebol de seu continente.


Deixe um comentário

Todos os comentários postados são de responsabilidade de seus autores. É necessário estar logado no facebook para comentar.

 

Bem-vindo ao Linha Alta. Site com conteúdo futebolístico.

© Linha Alta 2016

Edited by Douglas Menezes